Contabilidade
29/08/2012
Professor: Herculano Camargo Ortiz - Contabilidade
Primeiramente precisamos definir alguns conceitos: ATIVOS, são os Bens ( tudo aquilo que satisfaz as necessidades e pode ser avaliado economicamente. Ex.: mercadorias, máquinas, prédios, veículo, patentes, direitos autorais, ponto comercial, ações, etc...) e os Direitos (valores de sua propriedade, que se encontram em posse de terceiros. Ex.: duplicatas a receber, contas a receber, aplicações financeiras, etc...);
PASSIVOS são as Obrigações ( dívidas assumidas perante terceiros. Ex.: contas a pagar, salários a pagar, títulos a pagar, contribuições a recolher, etc...).
No entanto uma empresa pode ter mais ativos do que passivos, assim como também pode apresentar mais passivos do que ativos. Deste modo, há um grupo do lado do passivo que serve justamente como um tipo de “contrapeso” na “balança patrimonial”. Que é o Patrimônio Líquido (Ex.: capital social, reservas de capital, reservas de reavaliação, lucros/prejuízos acumulados), tendo como resultado três possíveis situações.
A primeira delas é a situação em que a soma dos ativos supera o total dos passivos da empresa. Podendo ser definida como Situação Líquida Positiva. Ex.:
O Patrimônio Líquido é maior que zero, ou seja, há uma situação líquida positiva.
No segundo caso temos uma Situação Líquida Negativa, na qual o ativo é menor que o passivo. Ex.:
O Patrimônio Líquido é menor que zero, ou seja, há uma situação líquida negativa.
E na terceira e ultima temos a Situação Líquida Nula, que nada mais é do que o resultado igual a zero. Ex.:
O Patrimônio Líquido é igual a zero, ou seja, há uma situação líquida nula.
Referências
http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/humberto_toq3.pdf