contabilidade
Este trabalho tem a finalidade de mostrar como se deu o desenvolvimento da contabilidade no mundo. O aperfeiçoamento das práticas utilizadas desde sua criação, e como a tecnologia em função da contabilidade foi se transformando e ajudando a melhorar cada vez mais essa prática tão importante na vida de todos.
Sumário
Sumário 2
Etapa 1 3
Bibliografia: 6
Etapa 1
A história da contabilidade é muito antiga. O homem primitivo enxergou a necessidade de efetuar registros para controlar seus pertences, que podiam ser desde os animais de criação até os objetos utilizados para caçar, pescar e etc., originando assim o diário contábil que ao longo dos anos foi se aprimorando. Essa era a alternativa para saber quais os rendimentos do seu patrimônio, e qual a forma mais simples de multiplicá-los.
Os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na antiga Mesopotâmia, região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, atual Iraque, foi o começo dos registros realizados pelo homem.
Os primeiros fatos contábeis foram feitos pelos Egípcios numa planta típica da região chamada papiro.
Os primeiros a desenvolverem as trocas com bases monetárias e simplificarem os registros através de símbolos foram os fenícios que navegavam pelo mediterrâneo expandindo as suas redes de comércio.
Da Península Itálica vieram os romanos que se expandiram por toda a Europa, norte da África e Oriente Médio, levando o maior e mais desenvolvido Sistema Jurídico de Contabilidade.
Lucas Pacioli foi um frade franciscano autor de uma obra que expõe o método das partidas dobradas, ajudando no crescimento da contabilidade.
O Método das Partidas Dobradas fala que para cada crédito lançado é necessário um débito em contrapartida, e que quando o débito aumenta ou diminui o crédito deve caminhar da mesma forma ou seja, os dois com os valores iguais. Esses lançamentos nos mostra que não há devedor sem