contabilidade
Não se pretende que este artigo, faça uma abordagem terminada daquilo que é a história da contabilidade em Moçambique, desde logo porque a história da contabilidade moçambicana não seria com paginável, com um artigo tão sumário como este.
O tema proposto, não tem tido quanto é do meu conhecimento grande adesão por parte dos contabilistas e professores de contabilidade em Moçambique. Quiçá por não constituir o dia a dia das empresas, aliás, os contabilistas tem a mania de que só tratam das contas. Contudo qualquer ciência tem a sua epistemologia, o que não é exceção à ciência contábil.
No geral todos os povos contribuíram para o desenvolvimento desta disciplina.
2.0 Contabilidade
A contabilidade é definida como a ciência que estuda o patrimônio, isto é, o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade.
2.2 Patrimônio
Patrimônio é definido como o conjunto dos bens, direitos e obrigações de uma entidade, a qual pode ser uma pessoa física ou jurídica.
2.3 Os Primeiros Vestigios da contabilidade
Os primeiros vestígios de atividade contábil situam-se em por volta de 8000 a.C., em Uruk, cidade da antiga Mesopotâmia, no território atual do Iraque. Uruk era um centro da civilização sumeriana. Esses primeiros registros contábeis constituíam-se em fichas de barro, guardadas em receptáculos de barro, que eram utilizadas na contagem do patrimônio. Por exemplo, uma ficha de barro poderia representar um boi. Se esse boi fosse transferido para outra pastagem ou fosse emprestado, a sua ficha seria igualmente transferida para outro receptáculo de barro, registrando dessa forma o evento ocorrido e auxiliando o controle do patrimônio por parte do proprietário. Dessa forma, um único evento contábil (por exemplo, um empréstimo de um boi) envolveria dois receptáculos de barro: um, representando o estoque de bois do dono do boi, forneceria uma ficha e outro, representando o direito do dono do boi sobre a pessoa que