Contabilidade
A Contabilidade consiste na escrituração, que é a técnica de registro e de representação de todas as transformações sofridas pelo patrimônio de qualquer entidade durante o exercício da sua atividade, de modo a saber, em qualquer momento, a sua composição e o seu valor. Ou seja, a contabilidade é responsável pelos processos descritivo-quantitativos utilizados na análise, registro, interpretação e controle dos fatos de gestão, por meio dos relatórios contábeis. Visa quantificar tudo o que ocorre numa unidade, fornecendo, simultaneamente, dados para a tomada de decisões dos usuários da informação contábil.
Os usuários da contabilidade são todas as pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, internas ou externas, com interesse na entidade, sejam: administradores, sócios, empregados, fornecedores, financiadores e demais credores, clientes, governos nos diversos níveis existentes, integrantes do mercado financeiro e de capitais, além dos meios de comunicação e do público em geral. De uma forma geral, a contabilidade dentro das exigências legais, conhecida como financeira, tem a obrigatoriedade de atender aos órgãos governamentais, mas tais informações contábeis já constituídas atendem à principal finalidade da organização, que é a gestão.
As entidades sem fins lucrativos passaram a desempenhar papel de fundamental importância para o Brasil, na medida em que constituem parte da solução para os problemas sociais do desenvolvimento. A sociedade vem se conscientizando de que precisa participar dessas soluções e muitas organizações têm atuado com propriedade nesse sentido. Para superar os desafios que podem ameaçar sua existência e sua eficiência administrativa, tais entidades devem acrescentar às suas práticas de contabilidade novos instrumentos que assegurem o cumprimento dos seus objetivos institucionais, tais como: trabalhar por meio de redes sociais, criar mecanismos mais eficazes de controle que