Contabilidade
Demonstração do Valor Adicionado (DVA) e Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPAC)
Belo Horizonte
2011
TRABALHO DE CONTABILIDADE E ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS:
Demonstração do Valor Adicionado (DVA) e Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPAC)
Trabalho apresentado à disciplina de Contabilidade e Demonstrações Contábeis, da Escola de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais .
Belo Horizonte
2011
DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO
A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) permite que as empresas prestem contas dos seus atos perante a sociedade, seus sócios e demais colaboradores, além de ser de extrema importância para a classe empresarial num mercado cada vez mais globalizado, pois enquanto o DRE busca apenas demonstrar o lucro da empresa a seus proprietários, a DVA vai mais além, demonstra as fontes de geração de suas riquezas e quem está sendo beneficiado com as mesmas. Essa ferramenta não está apenas direcionada aos proprietários da empresa, mas à sociedade em geral, pois evidencia a real contribuição da entidade aos diversos fatores econômicos da sociedade. Ela tem a função de identificar e divulgar o valor da riqueza gerada por uma entidade e como essa riqueza foi distribuída entre os diversos setores que contribuíram, direta ou indiretamente, para a sua geração. A DVA é destinada a evidenciar, de forma concisa, os dados e as informações do valor da riqueza gerada pela entidade em determinado período e a sua distribuição.
A Demonstração do Valor Adicionado demonstra a contribuição da empresa para a geração de riqueza da economia, resultado do esforço conjugado de todos os seus fatores de produção (evidencia os aspectos econômicos e sociais do valor adicionado); sob a ótica econômica, expressa o desempenho da entidade na geração da riqueza e a sua eficiência na utilização dos fatores de produção, comparando os valores