contabilidade
ORGÃOS REGULADORES/NORMATIVOS DA CONTABILIDADE
CURITIBA
2014
INTRODUÇÃO
No trabalho à seguir, você irá relatar sobre os importantes órgãos reguladores que envolvem a contabilidade. Neste trabalho serão destacados as Normas: CFC, CVM, IBRACON, IASC, BACEN, IASB, SRF, BOVESPA, FIPECAFI e IFRS; onde serão apresentadas as características de cada uma e onde atuam com importância dentro da contabilidade.
CURITIBA/2014
ORGÃOS REGULADORES/NORMATIVOS QUE ENVOLVEM A CONTABILIDADE
CFC
O Conselho Federal de Contabilidade - CFC foi criado no Brasil pelo Decreto-lei 9.295/46, com a vontade de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio (nos estados) dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC - por exemplo: CRC-SP - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo).
É um conjunto de caráter organizacional, sem vínculo com a Administração do Brasil. Atribui-se desde 1983 a função de organização de uma doutrina oficial contábil brasileira, cujo conjunto denomina de Normas Brasileiras de Contabilidade, aprovadas periodicamente por resoluções.
O Sistema CFC/CRCs foi criado com o objetivo de fiscalizar o exercício profissional. Para tanto conta com um quadro de 190 fiscais espalhados pelos 26 Estados brasileiros e Distrito Federal.
A Coordenação Nacional de Fiscalização do Conselho Federal determina os parâmetros de fiscalização que devem ser seguidos pelos Conselhos Regionais. Exigir a Escrituração Contábil em todos os níveis de empresas, manter Contrato de prestação de Serviços, Elaborar as Demonstrações Contábeis de acordo com as normas vigentes, emitir DECORE em formulário próprio e com embasamento legal, manutenção dos papéis de trabalho nas Auditorias realizadas bem como