Contabilidade
Prof.:Fernando Aprato
Matemática (Contabilidade)
BNDES
1. DEFINIÇÃO E CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE
1.1. Definição de Contabilidade do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)
O 1° Congresso Brasileiro de Contabilistas, ocorrido no Rio de Janeiro, em 1924, definiu o seguinte conceito de contabilidade: ”A Contabilidade é a Ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativas à administração econômica”.
A Contabilidade é, portanto, uma ciência que estuda e pratica suas funções a partir dos fatos contábeis produzidos pela entidade em determinado período.
Em vários livros, a Contabilidade é apresentada como sendo a ciência que estuda e patrimônio e apresenta:
a) a azienda como seu campo;
b) o patrimônio como seu objeto;
c) as partidas dobradas como o método por ela eleito.
Por ciência, entende-se uma atividade rigorosa de estudo. Não é uma atividade qualquer, mas uma atividade rigorosa – em que os resultados e conclusões alcançados por diversos estudiosos sejam compatíveis entre si e apontem em uma mesma direção, servido para resolver problemas e responder questionamentos. O Objetivo de qualquer ciência é encontrar verdades parciais, que expliquem tão somente aquela parte da realidade que a ciência se propõe a estudar.
Hilário Franco conceitua a Contabilidade como a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e variação, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
1.2. O campo de aplicação da Contabilidade
O campo de aplicação da Contabilidade é uma azienda.
Azienda é uma entidade, com ou sem fim lucrativo, com objetivo social ou econômico, de ordem econômico-administrativa, isto é, possui patrimônio a controlar.
Denota-se que o conceito de azienda é mais amplo do que o