contabilidade
1.1 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Definição: “É o estudo da situação financeira e patrimonial de uma empresa ou entidade, através da decomposição de elementos e de levantamentos de dados que consistem em relações diversas".
A análise das demonstrações contábeis tem por objetivo, interpretar as alterações estruturais ocorridas nos balanços e demais informativos contábeis, consecutivos, de uma empresa, buscando o julgamento das ações desenvolvidas pela mesma, estudando a sua posição atual dentro do mercado de atuação e detectando também, a sua situação econômico-financeira.
Cabe salientar, que devemos levar em conta a dimensão temporal, ou seja, devemos examinar para tanto, uma série histórica. Após realizado este trabalho, poderemos até mesmo, identificar o seu desempenho futuro.
A análise dos demonstrativos contábeis sempre estará associada a um processo decisório. Cada usuário determina a profundidade e o enfoque da abordagem da análise, de acordo com o seu objetivo.
A análise das demonstrações contábeis como um todo, é vista como “a arte de saber extrair relações úteis, para o objetivo econômico que tivermos em mente, dos relatórios contábeis tradicionais e de suas extensões e detalhamentos, se for o caso”.
ASPECTOS DA ANÁLISE
Estático - Refere-se ao estudo da situação da empresa, observando-se a forma como ela se apresenta, em determinado momento, não se preocupando com o passado ou o futuro.
Dinâmico - Há uma preocupação com a evolução da empresa e com o ritmo de seus negócios. Tal aspecto resulta num estudo que estabelece comparações entre os resultados atuais e os resultados de exercícios anteriores, considerando inclusive as possibilidades de evolução futura.
1.2 ETAPAS DA ANÁLISE
a. Conhecimento da estrutura e composição das demonstrações;
b. Entendimento das transações que se processam entre as contas dos demonstrativos; c. Interpretação dos valores expressos