contabilidade
Introdução
A origem da contabilidade está ligada à necessidade do homem fazer o registro do comércio. O surgimento do capitalismo deu impulso definitivo para seu aprimoramento. Seu avanço está diretamente ligado ao progresso econômico, social e institucional de cada sociedade, sendo um elemento eficaz na gestão em qualquer regime econômico, de mercado ou centralizado.
É uma ciência essencialmente utilitária, no sentido de que responde, por mecanismos próprios, a estímulos dos vários setores da economia. Portanto, entender a evolução das sociedades, em seus aspectos econômicos, dos usuários da informação contábil, em suas necessidades informativas, é a melhor forma de entender e definir os objetivos da Contabilidade. Hoje, ela é um elemento fundamental na gestão empresarial moderna, pois visa o seu aprimoramento, qualidade e resultado; pautando-se em informações concisas auxilia a administração na tomada de decisões.
Sua função é registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, objetivando fornecer informações, interpretação e orientação sobre a composição e as variações desse patrimônio, para a tomada de decisões de seus administradores.
Origem e Desenvolvimento
Afirmam alguns historiadores, que, a Contabilidade tenha sua origem aproximadamente a 4000 a.C.. Entretanto, o homem primitivo, antes disso, inventariava o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de Contabilidade. Com o surgimento da escrita, a contabilidade teve nos números um marco para seu desenvolvimento, porém foi com o surgimento da moeda que isso consolidou. A contabilidade surgiu da necessidade do homem acompanhar o desenvolvimento – evolução ou regressão do seu patrimônio, e efetuar o registro deste, adequadamente.
Contudo, a preocupação com as propriedades e a riqueza é uma