Contabilidade
Gasto: Quando você adquire um bem ou um contrato, se divide em investimento, despesa e custo. . Investimento: Gasto ativado. . Despesas: Caracteriza a despesa um fato gerador com o objetivo de uma receita maior. . Custo: Objetivo é o surgimento de um novo bem. Ocorre quando o fato gerador, o gasto, ocorre no setor de produção. É dividido em matéria prima, mão de obra e gastos gerais. Direto ou indireto. Fixo ou Variavel.
----
. Principal(C.D.) . Matéria Prima(C.V.): . Secundárias(C.I.) . Embalagem(C.D.): lata de óleo, não é custo de produção. . Mão de obra: Salários + Encargos Sociais operário(C.D.), supervisor(C.I.), chefe de segurança(C.I.) e gerente(C.I.). . Gastos Gerais(C.I.): Os outros, tudo que não for MP e MD. Normalmente fixos, somente combustivel que é variado.
------
. Custo direto: Facilmente apropriado ao produto no momento da ocorrência do custo. Quando consegue identificar facilmente ao produto. CD = MP + MOD + ME(material de embalagem)
. Custo indireto: Não consegue identificar facilmente. CI = MOI + MI + Outros Gastos Ondiretos
------
. Custo Variável: Varia proporcionalmente ao volume produzido. Todo custo direto é variavel. Quando a produção é de apenas um produto, todos os custos são facilmente apropriados.
. Custo Fixo: Não varia proporcionalmente ao volume. . Custo semifixos: são aqueles quem permanecem fixos até determinado volume de produção, mas que alteram quando atingem o limite deste intervalo. Quando se ajustam à nova situação, voltam a permanecer fixos. .Custos semivariáveis: permanecem fixos até determinado volume de produção, a partir do qual se tornam variáveis.
-----
. Custos quato ao produto: CP = MP + MOD; Custo primário CT = MOD + CI(GGF); Custo de tranformação CP = MD + MOD + CI; Custo de produção
-----
. Desembolso: Efetiva saída dos recursos financeiros do caixa, pode