Contabilidade
ADRIANO ELIAS ANTONIO CORRARO
Monografia
submetida
como
requisito
parcial para obtenção do grau de bacharel em Ciências Contábeis.
Orientadora: Sônia Maria Loureiro
Rio de Janeiro Faculdade Machado de Assis 2002
2
BANCA EXAMINADORA
3
DEDICATÓRIA
Dedico esta obra aos meus pais, a professora e orientadora Sônia Maria Loureiro, a minha irmã, Adriana, e a todos aqueles que me encorajaram nas horas investidas nesse esforço.
4
AGRADECIMENTOS
Agradeço e aos amigos que contribuíram direta e indiretamente por ter alcançado mais um patamar em minha vida. O meu muito obrigado.
5
RESUMO
A organização administrativa envolve princípios contábeis que são base da conduta empresarial. Os princípios contábeis são o ponto de partida para a própria Ciência Contábil, são eles que fundamentam os conceitos, a teoria, e a prática desta ciência. Assim na Física (por exemplo) existem as leis da mecânica que fundamentam esta ciência, em Contabilidade temos os Princípos Fundamentais de Contabilidade. Os Princípios surgem da observação dos fatos ocorridos na prática contábil, os contadores observam a realidade a sua volta, formulam hipóteses com respeito ao objeto de estudo da contabilidade, isto é, o patrimônio das organizações, e chegam a conclusões, as quais se aceitas pela maioria dos estudiosos da Contabilidade, tornam-se princípios fundamentais, que estabilizam e fundamentam cientificamente a ciência contábil. Os princípios brasileiros seguem os conceitos dos princípios Norte Americanos, tende as variáveis em decorrência da situação sócio-econômica do país.
6
LISTA DE ANEXOS
7
SUMÁRIO Página FOLHA DE ROSTO ............................................................................................ i DEDICATÓRIA................................................................................................... ii AGRADECIMENTOS