contabilidade
3.1. A acessibilidade das fontes
Uma tese estuda um objeto por meio de determinados instrumentos. Muitas vezes o objeto é um livro e os instrumentos, outros livros. Em certos casos, pelo contrário, o objeto é um fenômeno real.
A distinção entre as fontes e a literatura crítica precisa estar bem clara, é muito importante definir logo o verdadeiro objeto da tese, já que, desde o início, impõe-se o problema da acessibilidade das fontes.
Se está em condições de aceder às fontes, e é preciso saber: onde podem ser encontradas, se são facilmente acessíveis, se estou em condições de compulsá-las.
3.1.2 Fontes de primeira e de segunda mão
Quando trabalhamos sobre livros, uma fonte de primeira mão é uma edição original ou uma edição crítica da obra em apreço.
Tradução não é fonte: Antologia não é fonte:Resenhas efetuadas por outros autores, mesmo completadas pelas mais amplas citações, não são fontes:nos limites fixados pelo objeto do meu estudo, as fontes devem ser sempre de primeira mão. Em teoria, um trabalho científico sério não deveria jamais citar uma citação, mesmo não se tratando do autor diretamente estudado.
3.2. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
3.2.1. Como usar a biblioteca
Organizar uma bibliografia significa buscar aquilo cuja existência ainda se ignora.
Catálogos bibliográficos — São os mais seguros para quem já tenha uma idéia clara do tema que pretende trabalhar.Para algumas disciplinas, existem manuais célebres onde se encontram todas as disciplinas, existem manuais célebres onde encontram todas as informações bibliográficas necessárias. Para outras, existem publicações continuamente atualizadas de catálogos ou mesmo de revistas dedicadas exclusivamente à bibliografia dessa matéria. Para outras, ainda, há revistas que trazem a cada número um apêndice informativo sobre as publicações mais recentes.
Consultas interbibliotecas, catálogos computadorizados e empréstimos de outras bibliotecas, muitas