Contabilidade
Inventada nos Estados Unidos por Willian C. Durant, que entre 1908 e 1920 construiu a G.M., esse modelo foi copiado pela Sears na década de 20 e algum tempo depois ligeiramente modificado por Marks & Spencer. Em 1950 a Toyota o copia sem grandes modificações e, por volta da década de 70, Sam Walton, novamente nos Estados Unidos, faz dele a base do sucesso do Wal-Mart.
Atualmente um novo conceito tem dispertado interesse dos seus usuários: é a contabilidade baseada na atividade, que, ao invés de objetivar a minimização de custos, foi projetada para maximizar rendimentos.
O que se percebe é que a contabilidade evoluiu através dos tempos de mãos dadas com a sociedade, e mais do que informações a proprietários, credores, investidores e governo, fornece meios de se obter resultados satisfatórios a toda a sociedade, atuando direta e positivamente no bem estar social.Com sólido embasamento teórico que possibilita o pleno conhecimento dos conceitos de tributos, bem como da estrutura do sistema tributário nacional e da legislação tributária, a obra fornece exemplos práticos envolvendo a contabilização dos principais tributos de competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
As atividades teóricas e práticas apresentadas no final de cada capítulo, faz com que o leitor fixe a teoria e vivencie o modo pelo qual esses conceitos serão aplicados à vida profissional.
O programa desenvolvido atende às exigências do currículo do curso de Ciências Contábeis, podendo ser utilizado com sucesso em outros cursos de nível médio ou superior para os quais sejam necessários conhecimentos acerca dos tributos e de sua correta contabilização. Serve, ainda, como e de pesquisa aos profissionais que atuam na área contábil, bem como aos que se