Contabilidade
Aula Tema 3 : Receita Pública
1- O que é a Lei Rouanet?
2- De acordo com os textos lidos, quais as vantagens para as empresas que doam recursos para o desenvolvimento de projetos culturais?
3- Em sua opinião, qual a importância da Lei Rouanet no desenvolvimento da cultura no Brasil. Esta Lei é eficaz ou limitada?
A Lei de Incentivo a Cultura ou Lei Rouanet nº 8.313 de 1991, introduziu o Programa Nacional de Apoio à cultura (PRONAC), que capita recursos para o crescimento do setor cultural (CDS, DVDS, espetáculos musicais, teatrais, de dança, filmes e outras produções na área Audiovisual, exposições, livros nas áreas de Ciências Humanas, Artes, Jornais, revistas cursos e oficinas na área cultural), com o objetivo de estimular a produção, distribuição e acesso aos produtos culturais, proteger e conservar o patrimônio histórico e artístico, estimular a difusão da cultura brasileira e a diversidade regional e étnico-cultural, entre outras. Pode ser usada por empresas e pessoas físicas que desejam financiar projetos culturais, trata-se de uma aliança entre cultura e negócios.
As vantagens se resumem na apresentação da empresa na sociedade assim como incentivos fiscais e dedução fiscal tanto no caso das empresas como das pessoas físicas.
Esta lei é considerada de grande importância já que devido ao alto custo das produções, os preços para o público também se elevam e acabam afastando as pessoas dos espetáculos (com a falsa afirmação de que o brasileiro não tem cultura ou não freqüenta os teatros), talvez com estes estímulos possamos ter maior acesso, ao invés de ficarmos presos somente aos programas de televisão.
A lei ainda precisa de alguns ajustes, já que o correto seria apresentar um projeto no qual as próprias empresas venham se apresentar e não ter que ser “caçadas” pelos produtores, talvez daqui alguns anos possamos frequentar bons teatros, shows e espetáculos e assim também incentivar nossos artistas.