Contabilidade
Podemos dizer que a história da contabilidade é tão antiga quanto a história da civilização sendo assim sua evolução foi lenta no tempo, prendendo em suas primeiras manifestações exclusivamente a contas.
Deixando a caça e a pesca o homem voltou-se a organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica a cerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões de senso de propriedade. Assim cada pessoa criava sua riqueza individual. Ao morrer, o legado deixado não era dissolvido, mas passado como herança de pai para filhos ou parentes. Essa herança recebida dos pais denominou-se patrimônio termo utilizado para quaisquer valores mesmo que estes não tivessem sido herdados.
A origem da contabilidade se deu devido o surgimento das primeiras administrações particulares e com as atividades de troca e venda dos comerciantes apareceu a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que pudesse prestar contas da coisa administrada.
A medida que o homem passou a aumentar suas posses, preocupava em saber quanto ia render e qual a forma mais simples de aumentar suas posses, necessitando assim da padronização de seus registros pois tais informações não era tão fácil de guardar.
Muitos estudos foram realizados e diversas teses, foram criadas, para evidenciar a evolução da contabilidade e muitas delas englobam a surgimento das escolas de contabilidade.
Não só uma boa estrutura política e econômica como também a integração entre acadêmicos e os profissionais da contabilidade foram essenciais para a criação do perfil da escola norte-americana. No momento de crescimento da escola norte-americana deu-se a queda da escola européia por diversos fatores como pouca importância a auditória, queda do nível das faculdades entre outros.
Frei de Luca Pacioli publicou a tractus de computis ET scnotuns revelando a teoria do débito e do crédito entre m,uitas