Contabilidade
ELETROPAULO METROPOLITANA ELETRICIDADE DE SÃO PAULO S.A.
DADOS E FATOS RELEVANTES DA ORGANIZAÇÃO
A AES Eletropaulo teve origem em 1899, com a fundação da The São Paulo Railway, Light Power Company Limited. A partir de 1923, a empresa passou a ser controlada pela holding Brazilian Traction Light and Power Co. Ltd, que em 1956, foi reestruturada denominando-se Brascan Limited.
Em 1979, o Governo Federal adquiriu da Brascan o controle acionário da então Light - Serviços de Eletricidade S.A. Em 1981, a empresa passou ao governo paulista, que alterou o nome da companhia para Eletropaulo - Eletricidade de São Paulo S.A.
Em 1995, a reestruturação decorrente do programa de privatização deu origem a quatro empresas: duas distribuidoras de energia elétrica (Eletropaulo - Eletricidade de São Paulo S.A. e EBE - Empresa Bandeirante de Energia S.A.), uma transmissora de energia elétrica (EPTE - Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica, atual CTEEP) e uma geradora de energia elétrica (Emae - Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A.).
Em 15 de abril de 1998, a Eletropaulo foi adquirida pela Lightgás, com participação de capital entre a AES Corporation, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Eletricité de France (EDF) e Reliant Energy. Em janeiro de 2001, passou a ser controlada apenas pela AES Corp. Desde 2003, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é sócio da AES no capital da Eletropaulo, por meio da criação da holding Companhia Brasiliana de Energia S.A.,após a reestruturação das dívidas das empresas controladoras da Eletropaulo. A AES passou a deter 50% mais uma ação do capital votante da Companhia Brasiliana de Energia e o BNDES, 50% menos uma ação.
INFORMAÇÕES SOBRE O PORTE DA EMPRESA
Empresa do grupo americano AES Corporation, a AES Eletropaulo é a maior distribuidora de energia elétrica em consumo e faturamento da América Latina. São 5,8 milhões de clientes atendidos - 16,3 milhões de