contabilidade
Administração e contabilidade
Contabilidade Geral
Guarulhos
2013
Anhanguera Educacional
Administração e contabilidade
Atividades Práticas Supervisionadas apresentado ao curso de Administração e
Contabilidade na Faculdade Anhanguera
Educacional, sob orientação do professor
José Carlos
Guarulhos
2013
Sumario
Introdução
A evolução da contabilidade ocorreu de acordo com as necessidades e tendências do mundo. Assim, a evolução contábil se resume em quatro etapas.
No mundo antigo a contabilidade surge com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã. A contabilidade empírica, praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto o patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos. A contabilidade do mundo medieval, período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, foi um período importante tanto na história do mundo, quanto na história da contabilidade. Foi quando a indústria artesanal proliferou com o surgimento de novas técnicas no sistema de 4 mineração e metalurgia. Com isso surge o livro caixa, que recebia registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro, era utilizado de forma rudimentar o débito e o crédito.
A contabilidade do mundo moderno, período que vai de 1494 até 1840, é considerada a fase da pré-ciência. Para se estabelecer um controle das inúmeras riquezas, que o novo mundo representava, a contabilidade tornou-se uma necessidade. A introdução da técnica contábil nos negócios privados foi uma contribuição de comerciante italianos do sec. XII.
E finalmente com a contabilidade do mundo científico, que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje. A teoria contábil avançou de acordo com as novas necessidades que se apresentaram, mas foi nos EUA que a contabilidade evoluiu para a prática. Muitas das teorias não tinham aplicação e o uso exagerado das partidas dobradas dificultava