Contabilidade
Relembrando o cenário empresarial brasileiro de 1945, se pode perceber que o micro e pequeno empreendedorismo tiveram muitas dificuldades com a mudança no setor econômico da época. A moeda nacional sofrendo várias alterações, juros em outra e também a industrialização seguindo rumo ao interior do país. Com tais transformações no bastava ter o capital o capital para investir, ou pontos bons para abrir uma empresa, mesmo com a industrialização facilitando, alem disso era necessário fazer minuciosos e precisos análises financeiros no que se refere às grandes empresas, já as pequenas contavam apenas com a manha e a experiência vivida com o comercio, E é aqui nessa fase de planejamento financeiro que entra em ação os profissionais da contabilidade, administração, economia e matemática.
As ciências sociais e algumas áreas da matemática ajudam as empresas e se organizarem e definirem planos de gestão e planejamento mininciosos de investimento nas mais variados setores do mercado. A matéria com sua preciosa atuação principalmente na área financeira auxiliando quantativamente a prever eventos que iram favorecer aos seus usuários, os bancos, por exemplo, que precisam de dados matemáticos de outra precisão.
Ainda no que se refere a dados precisos, há que se fala em relatórios contábeis. Esses relatórios são de responsabilidade exclusiva da contabilidade, sendo estes instrumentos indispensáveis a uma perfeita analise de tudo que ocorre com o patrimônio de uma organização, de pequenas e medias empresas e de pessoas físicas. É utilizando-se das técnicas contábeis os contadores são peças chave, são praticamente o pediatra ou o radiologista que cuidam do patrimônio. Sendo o patrimônio formado por bens, direitos e obrigações. Cabe aos contadores fazes às vezes de uma máquina fotográfica registrada dia a pós dias todos os eventos e alterações patrimoniais utilizando-se dos métodos contábeis de partidas dobradas débito e credito e também