Contabilidade
Economia Brasileira
Conceitue os termos: Inflação, desigualdade social e desemprego fazendo uso de citações diretas e indiretas.
Inflação
De acordo com Sapiens (2010, 2011, pag. 56) do modo mais simples, a inflação pode ser definida como um aumento no nível geral de preços da economia.
Faz com que haja uma perda do poder aquisitivo da moeda, a mesma quantidade de Reais não compra a mesma quantidade de bens de antes (Ribeiro/Amorim/Santos, 2010, pag. 130).
Desigualdade social
Segundo Santos e Gerhard (2008, pag.130)
Essa situação de desigualdade tem se agravado, recentemente, em função da crise econômica dos anos 80, do desenvolvimento industrial e do processo de urbanização concentradores. O aumento das desigualdades, em termos de concentração de renda, tem sido evidenciado por indicadores econômicos.
A redução das desigualdades sociais é um assunto que envolve várias áreas, uma sociedade pode almejar desde a igualdade de tratamentos, de direitos ou de liberdade para as pessoas, até a redução na desigualdade de rende, e a busca pela igualdade de oportunidades (Fontes/Ribeiro/Amorim/Santos, 2010, pag.196).
Desemprego
Segundo Kato e Ponchirolli (2002, pag.88) O atual debate social apresenta geralmente o desemprego como resultado de três fatores: a mundialização dos mercados, que provoca uma restruturação da produção, a introdução de uma tecnologia que usa cada vez menos mão de obra e o fim de uma era de crescimento econômico, sustentado, que garantia pleno emprego.
O desemprego é um problema que afeta diretamente a vida das pessoas, a maior parte das delas depende da remuneração do seu trabalho para manter seu padrão de vida. (Fontes/Ribeiro/Amorim/Santos,2010,pag.117)