contabilidade
As organizações dependem inevitavelmente das pessoas para funcionar, para produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos estratégicos, ou seja, as organizações jamais existiriam sem as pessoas. Existe um acordo entre as partes. Há uma relação de mútua dependência com benefício para ambas as partes. O poder de liderança de determinadas pessoas tem sido o principal fator pela excelência de organizações bem-sucedidas. O grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas, é obtido por intermédio das pessoas que nelas trabalham. Pode não parecer, mas as organizações são conjunto de pessoas. São as pessoas que produzem, vendem, prestam atendimento ao cliente, tomam decisões, lideram, supervisionam, gerenciam e dirigem os negócios das empresas.
Ao falarmos em organizações, inevitavelmente falamos em pessoas que as representam, que lhes dão vida e personalidade própria.
O modo como as pessoas se comportam, decidem, agem, trabalham, executam suas atividades, cuidam dos clientes e administram os negócios das empresas varia muito. variação a qual depende, em grande parte, das políticas e diretrizes das organizações a respeito de como lidar com as pessoas em suas atividades.
Uma das preocupações das organizações hoje é a administração com as pessoas. Ter uma nova visão das pessoas não mais como um recurso organizacional, um objeto servil, mas fundamentalmente como um sujeito ativo e provocador de decisões, empreendedor das ações, inovando dentro das organizações. Um agente proativo dotado de visão própria.
Uma organização competitiva se caracteriza pela capacidade de escolher e manter adequadamente as pessoas em sua área de atuação profissional, mantendo-as satisfeitas ao longo do tempo. Para manter as pessoas satisfeitas e motivadas para o trabalho e para o alcance dos objetivos organizacionais, são importantes alguns cuidados especiais, entre os