Contabilidade
-
Sabe-se que a contabilidade evoluiu com o próprio homem, uma vez que o homem sempre demonstrou uma preocupação com o controle do seu patrimônio. Como objeto de estudo da ciência contábil tem-se o patrimônio, e o conceito, segundo grandes escritores, é a ciência que controla o patrimônio, extraindo informações que vão auxiliar a tomada de decisão, daí a importância deste profissional dentro de uma organização, pois o mesmo além de controlar toda movimentação patrimonial, analisa esta movimentação e extrai informações para subsidiar uma melhor tomada de decisão empresarial.
Infelizmente durante muito tempo não era dado ao profissional contábil, a sua real importância, tanto que era denominado de guarda-livros, pois apenas escriturava o patrimônio e suas movimentações em grandes livros de capa preta. Atualmente é uma profissão crescente e de enorme procura, pois a estabilidade econômica, e a competição crescente no meio empresarial por novos mercados, mais receitas, menos custos, menos despesas e conseqüentemente mais lucros, tudo isso proporcionado por informações precisas e no momento oportuno, é que o profissional contábil vem se destacando, onde o mesmo faz o controle patrimonial, analisa-o e extrai a informação, tornando o profissional com as ferramentas necessárias para auxiliar os empreendedores com informações precisas, a tomarem as melhores decisões e com isso terem sucesso em seus negócios.
O profissional contábil em sua formação acadêmica recebe inúmeros conhecimentos, que o prepara para as mais diversificadas áreas de atuação. Falta apenas que o empresário conheça a maior potencialidade deste profissional, e a utilize para uma gestão mais vitoriosa de seu negócio.
O Contador além de realizar a escrituração da empresa, ou seja, cuidar da escrita fiscal, pessoal e contábil da empresa, elaborando ao final da escrita as demonstrações contábeis que é o necessário de todo empreendimento,