Contabilidade
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresentado ao curso superior de bacharelado em ciências contábeis da universidade do norte do Paraná vem discorrer sobre temas tais como a importância das funções administrativas, as variáveis macroeconômicas, a importância do controle contábil e gestão da responsabilidade corporativa, todos os contextos elaborados após o estudo de duas cases sugeridas para nortear o desenvolvimento do trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONTEXTO EMPRESARIAL
Chiavenato (2000) resume as funções administrativas em 4: planejamento, organização, direção e controle.
Planejamento: existem varias formas de expor o conceito de planejamento. Chiavenato (2000, pag. 195) diz que: “planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los”. Faria (1997, pág., 71) afirma que “o planejamento determina os objetivos a atingir e os tipos de controle necessários que a administração da empresa deve adotar”.
Em todos esses conceitos existem características importantes que não podem ser descartadas, o planejamento pressupõem a existência de dois condicionantes básicos: os objetivos e as formas de alcança-los.
Seguindo estes preceitos de Chiavenato e Faria notamos que nos dois casos abordados no estudo das cases ambos seus investidores usarão das importantes ferramentas das funções administrativas para edificar e consolidar seus negócios, ambos os empresários nas duas cases montaram seu plano de negocio o estruturarão e criaram diferenciais para que suas empresas se permanecessem competitivas no ramo, vale destacar na segunda case a procura do empreendedor por uma ajuda profissional no caso pelo SEBRAE para que o ajudasse a montar seu plano de negocio.
Ambos os casos notamos que seus investidores