Contabilidade
Na verdade, hoje as empresas precisam saber é o que vai acontecer no mês atual e o que está por acontecer. De nada adianta descobrir que a empresa fechou o mês passado com prejuízo, mas sim quais as medidas que podem ser tomadas neste momento para aplicar o lucro, reverter um prejuízo em lucro e na pior das hipóteses, como minimizar um prejuízo.
Por outro lado, não é preciso dizer que, principalmente em nosso país, muitas empresas sequer têm uma contabilidade para análise e raras são as empresas que mantêm sua contabilidade em dia. É aí que entra em cena um profissional que tem na velocidade de informações seu principal foco de atuação. O Controlador.
Este profissional tem a tarefa de controlar ou verificar todas as contas da empresa, desenvolver as atividades de planejamento, execução, dos controles e análises da performance da gestão, as vendas, as tendências de mercado, o ponto de equilíbrio, o capital de giro (próprio ou de terceiros), atender a demanda crescente de eficiência sobre o capital investido, avaliar os riscos do negócio, a carga tributária, os custos de produção, o valor agregado de cada produto, a qualidade; seja dos produtos os das informações, o mark-share, os lucros, os investimentos a curto e a longo prazo, a produtividade, a eficiência da produção, a ociosidade e as perdas da produção, disponibilizando estas informações para que os clientes internos possam usufruir.
Tomar decisões acertadas significa conhecer com precisão os fatores que envolvem a questão, dominar fatos e dados. Para isso, a empresa deve dispor de um rotineiro sistema de acompanhamento dos fatos e medição dos resultados que mais interessam a seu negócio. São estes, em sua parte, indicadores da qualidade e produtividade. Os itens de controle existem para monitorar e garantir a satisfação das pessoas