contabilidade
A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.
MÉTODOS DE CUSTEIO
Custeio, segundo MARTINS (2000:41) significa “método de apropriação de custo”, e cada profissional utiliza o que mais se adequar a sua área de atuação ou que melhores informações gerarem ao gestor da empresa, dependendo assim da necessidade de informações de cada empresa. Existem vários métodos, dentre os quais se podem citar, Custeio por absorção, custeio direto, custeio padrão, ABC, custeio pleno e custeio meta.
CUSTEIOS POR ABSORÇÃO
Este método de custeio considera todos os custos diretos e indiretos incorridos na produção para apurar o seu custo final.
Para FLORENTINO (1983:37) “no custeamento por absorção procura-se descarregar ao máximo toda a gama de custos existentes na empresa, mas, assim mesmo, em certos casos, os gastos de caráter tipicamente de administração geral poderão ficar fora da absorção e ser levado ao resultado”.
Segundo MARTINS (2000:41-42) “custeio por absorção é o método derivado da aplicação dos princípios de Contabilidade geralmente aceitos, nascido da situação histórica mencionada. Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos”.
Este método de custeio não fere os princípios contábil sendo esta uma das razões que o torna o mais utilizado dos métodos. No Brasil fiscalmente falando, este método é obrigatório e é o único aceito pela legislação.
Aplicação do Método Absorção
O primeiro passo consiste em separar os custos de produto dos custos de período. No segundo