contabilidade
Um projeto só pode ser considerado totalmente implantado com sucesso se a relação “previsto x realizado” atender plenamente o escopo elaborado previamente, e isto é de extrema relevância tanto na sua concepção técnica quanto fincanceira, e dentro do cronograma preestabelecido.
É de suma importância a elaboração do planejamento financeiro e o controle de sua execução nos projetos, e que sejam abordados seus principais aspectos. Para tanto se devem buscar no referencial teórico os aspectos do planejamento e controle financeiro, em que o planejamento financeiro seja o processo formal que conduz o gerente a acompanhar as diretrizes de mudanças e a rever, quando necessário, as metas já estabelecidas. Por sua vez, o controle financeiro é uma função do processo administrativo que procura medir e avaliar o desempenho e o resultado das ações a fim de auxiliar na tomada de decisão.
O planejamento dos recursos envolve determinar quais recursos físicos (pessoas, equipamentos e materiais) e quais quantidades de cada um desses recursos devem ser usados para a realização das atividades do projeto. A estimativa dos custos inclui identificar e considerar várias alternativas durante o processo de desenvolvimento e implantação. O processo de estimativa dos custos deve considerar se o custo de qualquer trabalho adicional irá compensar a economia esperada.
O gerenciamento do custo é o acompanhamento dos recursos e custos de forma que o orçamento do projeto seja cumprido conforme o previsto. É importante quantificar o valor agregado à solução e não simplesmente ater-se ao controle de custos. De qualquer modo, em projetos de TI este controle de custos deve ser preciso, pois a constante adição de inovações devido à mudança tecnológica ou necessidade de competição com soluções similares gera incrementos de custo no decorrer do projeto.
Assim, para a elaboração do planejamento financeiro, e posterior controle, é salutar observar alguns itens que