contabilidade
Patrimônio
Conceito
Do latim “Patrimonium” significa: Bens que vêm dos pais, e consequentemente, significa o conjunto de legados de familia; bens herdados por sucessão. Simplificadamente, podemos conceituar patrimônio como tudo o que a empresa possui. Na contabilidade, de acordo com a dimensão jurídica, o patrimônio de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que elas possuem. O termo também se aplica, com o mesmo sentido, para as pessoas naturais. Alguns conceitos do patrimônio, de escritores nacional e estrangeiro: “Conjunto de bens econômicos vinculados a uma pessoa”- Prof. FRANCISCO D’ÀURIA, Estrurura e Análise de Balanço, pág. 22, Sáo Paulo, 1951. “O conjunto de bens à disposição imediata de uma pessoa ou ente chama-se patrimônio ou capital”- SABINO SPINEDI-MICHELE BALICE, Istituzioni di Ragioneria Generale, Roma, 1946).
Bens
São patrimonios, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas. Segundo a Editora Ferreira são todos os elementos materiais e imateriais que integram o patrimônio. São classificadas em “Bens Tangíveis e Bens Intangíveis” também como “Bens Móveis e Bens Imóveis”.
Bens Tangíveis: Possui forma fisica, são palpáveis.
Ex: dinheiro, terrenos, materiais de escritórios, mercadorias e etc.
Bens Intangíveis: Não são constituídos de matéria física
Ex: marcas, logomarcas, programas de software e etc.
Bens Móveis: Podem ser removidos de seus locais.
Ex: mercadorias, matérias-primas, são como os bens tangíveis.
Bens Imóveis: São vinculados ao solo.
Ex: Empresas, Edíficos, são como os bens intangíveis.
Ativo/ Direito
“... são benefícios econômicos futuros prováveis, obtidos ou controlados por uma dada entidade em conseqüência de transações ou eventos passados”.(Hendriksen, SFAC 6, parágrafo 25) Ampliando-se um pouco mais o conceito acima, pode-se, então, concluir que o ativo representa os futuros resultados econômicos, são todos os valores que a empresa tem para receber de