contabilidade
1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Segundo Derek Pugh apud Caravantes e Kloeckner (2008), um dos conhecidos autores ingleses nesta área, define Comportamento Organizacional como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.
Analisando a definição do autor observa-se que Comportamento Organizacional compreende no comportamento do ser humano no ambiente de trabalho, da interação entre os grupos, sendo sua atuação na explicação, prevenção e controle, auxiliando a atuação dos administradores.
As organizações atuam de maneira sistemática, onde há entrada, processamento e saída, ou seja, há todo um processo de entrada de insumos e/ou informações e processamento para a geração de um resultado, seja na forma de produtos ou serviços. No entanto, existem sistemas fechados e abertos, os sistemas fechados englobam os mecanismos automáticos como relógio e roldanas que podem ser reguláveis e equilibrados. Tem como característica principal a não influencia do meio ambiente no qual estão inseridos. Os sistemas abertos por sua vez são auto-reguláveis como, por exemplo, o próprio ser humano; apresentam um conjunto de elementos (órgãos) que se interagem para realizar os movimentos do corpo, com membros, e coordena os impulsos através de canais de comunicação. Outro exemplo são as empresas sendo um sistema vivo formado por pessoas, que se interagem para atingir objetivos comuns e organizados. Um sistema depende um do outro. Dentro da empresa, desde o porteiro até ao gerente, todos devem trabalhar em forma de