contabilidade
Os objetivos da contabilidade são os de registrar todas as transações de uma empresa que possam ser expressas em termos monetários, e informar os reflexos dessas transações na situação econômico financeira dessa entidade em uma de-terminada data. Existem três componentes básicos da contabilidade que tem a fun-ção de registrar e informar que são: o ativo, o passivo exigível e o patrimônio líquido.
1. O ATIVO
O ativo representa todos os bens, direitos e valores a receber de uma deter-minada empresa, isso significa tudo o que uma empresa tem a receber de outra.
1.1 Ativo circulante
O termo diz respeito ao processo em transformar dinheiro em mais dinheiro, através de sua aplicação no negócio da empresa dentro do seu ciclo operacional, ou seja, tudo o que se tem a receber em curto prazo. Como por exemplo: o dinheiro em caixa ou em bancos, duplicatas, estoques, entre outros.
1.2 Ativo disponível
São todas as contas que podem ser liquidadas (recebidas) imediatamente, o número à disposição da empresa a qualquer tempo, sob a forma de dinheiro em poder da empresa ou em poder dos bancos. Exemplos: dinheiro disponível em caixa, em bancos e aplicações financeiras.
1.3 Ativo diferido São todos os gastos que a empresa teve, porém que podem ser resgatados mais adiante. Consideram-se ativo diferido as aplicações de recursos em despesas que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício social. Como por exemplo: gastos com pré-organização da empresa, investimento em pesquisas, pagamentos feitos com o intuito de reestruturar societariamente a empresa...
1.4 Ativo realizável a longo prazo
São as contas representativas de bens, direitos ou valores a receber que em-bora não representem dinheiro disponível em determinada data, serão convertidos em dinheiro dentro de um prazo maior ou menor. Quando os diretos tiverem previ-são de realização após doze meses, então deverão ser classificados como ativo