Contabilidade
APRESENTAÇÃO
A contabilidade Gerencial é um “mix” das áreas contábeis e financeiras. O contador gerencial tem por objetivo analisar comportamentos em diversos níveis de produção e opinar sobre os efeitos dos tributos nas vendas até os sistemas de rateio dos custos aos produtos, pois estes afetam diretamente o custo unitário de fabricação. Compreende a ele também a formação de preços de venda de produtos, elaboração de orçamentos e planejamento financeiro.
Em decorrência a estes fatos, esta apostila de Contabilidade Gerencial está dividida em 4 áreas, a saber: Contabilidade Tributária, Contabilidade de Custos, Orçamento Empresarial e finalmente Contabilidade Gerencial que é a aplicação das áreas tributárias e de custos para a tomada de decisão. Não há como falar de gerenciamento empresarial sem antes conhecer os tributos, as formas de rateio de custos e o orçamento empresarial.
Esta singela apostila foi elaborada com as melhores referências bibliográficas no assunto de contabilidade gerencial. No final da apostila consta a relação da referência bibliográfica para aqueles que queiram se aprofundar nesta área.
Bom estudo!
“Quanto mais o homem vence e se apura no saber, mais se humilha e se convence, que tem muito que aprender.” Mário Barreto França.
I. CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
1. INTRODUÇÃO
A contabilidade tributária é o ramo contábil pelo qual apura-se resultados para a aplicação das alíquotas pertinentes para a apuração dos tributos.
Define a CTN o tributo em seus artigos 3º a 5º: “Tributo é toda a prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção por ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.”
Tributos é a arrecadação proveniente de fatos geradores pelo qual quem auferir estará sujeito. Exemplo: Imposto de Renda Pessoa Física. Só está sujeito a contribuir quem com este imposto a pessoa