Contabilidade
1.6 Teorias contábeis Independente do conceito, é importante conhecer as principais teorias sobre a contabilidade. Destacamos entre elas:
1.6.1 Personalismo
A Teoria Personalista das contas foi desenvolvida pelo italiano Francesco Marchi. Posteriormente, outro estudioso, de nome Giuseppe Cerboni, estabeleceu os princípios desta teoria. Ela pressupõe, de forma figurativa, que os grupos de conta são de responsabilidade de "pessoas": agentes consignatários, de correspondentes e do proprietário.
1.6.2 Controlismo
De acordo com esta doutrina, defendida por Fábio Besta, as contas representam valores materiais e não simples relações de débitos de pessoas, conforme o Personalismo.
1.6.3 Aziendalismo
Gino Zapa e outros estudiosos definiram a contabilidade como ciência de administração da Azienda. Entende-se por azienda o conjunto de bens, direitos e obrigações que constituem um patrimônio, sob ação administrativa do homem. 1.6.4 Patrimonialismo
Esta escola considera o patrimônio como objeto de estudo e controle da contabilidade. Criada por Vicenzo Masi, é hoje a mais difundida e aceita.
Um dos aspectos importantes desta teoria é a divisão das contas em:
Contas Patrimoniais.
Contas de Resultado
As contas patrimoniais são as que representam bens, direitos, obrigações e situação líquida. São as que constam do Balanço Patrimonial.
As contas de resultado representam as receitas e despesas, bem como as variações aumentativas e diminutivas da situação líquida.
Outra questão relevante da Teoria Patrimonialística é o destaque