Contabilidade
INTRODUÇÃO
O texto apresentado analisa a evolução econômica da China e sua importância no comercio internacional, relacionandoos dados e informações coletados com a competitividade em relação aos demais países. A china possui uma das economias que mais crescem no mundo, entrando a partir da década de 90, na economia de mercado, ajustando-se à globalização. O Produto Interno Bruto (PIB) da China alcançou ao fim de 2010 a marca de 9,5% do total mundial, sendo US$ 6.500 com o que duplicou a participação que registrara cinco anos antes. A China, possui um IDH médio, segundo dados do ano de 2007 de 0,772, sendo o país onde o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais cresceu desde 1980, a melhoria se deu por conta do intenso crescimento econômico do país, que teve efeitos principalmente no aumento da renda per capita.
Ao falar de concentração de renda na China, podemos comparar de acordo com Pomar (2008) que a renda dos 10 milhões de milionários com os 20 a 30 milhões que vivem abaixo da linha da pobreza, teremos uma desigualdade gritante. Mas, se avaliarmos que a China colocou no nível de classe média cerca de 850 milhões de pessoas, no curto espaço de 30 anos e numa época em que a hegemonia do pensamento neoliberal considerava inevitável a disseminação da pobreza e da miséria, em virtude da prevalência do desemprego estrutural, será necessário medir as desigualdades chinesas com outros parâmetros.
A condição de trabalho dos chineses algumas vezes não atende às condições mínimas de trabalho (carga horária, salário, condições de trabalho etc.), em vários casos esses fatores ferem e violam os direitos humanos.
Para atender aos desejos e necessidades dos consumidores chineses, as empresas precisam estar sempre desenvolvendo estratégias de Marketing para atrair a população que está cada vez mais exigente. Os chineses estão aderindo novos hábitos de consumo, a preocupação com o meio ambiente está crescendo, e o cuidado