Contabilidade
Campus de Foz do Iguaçu
3º Ano de Ciências Contábeis
INTRODUCAO
Este trabalho visa acompanhar os diversos projetos realizados pelo Sped, um sistema que tem como funcao e intuito, gerar um conjunto de documentos fiscais e tambem outras informacoes que sejam de interesse para as unidades federadas e tambem para a Secretaria da Receita Federal do Brasil, tratando tambem de atender a apuracao de impostos que são praticadas pelos contribuintes, estes que devem entao enviar este documento assinado digitalmente e transmitido pela via Internet ao Sped.
Dessa forma, para se implantar mais no proprio Sistema Publico de Escrituracao Digital, encontrar-a-se detalhamente o que e, como funciona, seus beneficios e objetivos, e para continuar especificadamente tambem o Sped Contabil, o Sped Fiscal, o FCONT, a EFD – Contribuicoes e a NSR-e ( Nota Fiscal de Servico Eletronica) tambem se encontram tratando do que são, como funcionam e como seus projetos estao em andamento.
SPED – Sistema Público de Escrituração Digital
O que é? A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte. Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped.
Como Funciona? A partir de uma base de dados, onde a empresa deverá gerar um arquivo digital de acordo com o leiaute estabelecido em Ato COTEPE, informando todos os documentos fiscais e outras informações de interesse dos fiscos federal e estadual, referentes ao período de apuração dos impostos ICMS e IPI. Este arquivo deverá ser submetido à importação e validação pelo Programa Validador e Assinador (PVA) fornecido pelo próprio Sped. De fato, como