Contabilidade
* Apresentar o cenário para a profissão contábil nos próximos anos, em decorrência das profundas mudanças em curso, no campo econômico, político, social, ambiental e tecnológico, considerando a visão sistêmica de empresa e o papel do contabilista no contexto global das organizações visando uma empregabilidade mais funcional e uma responsabilidade social abrangente.
MUDANÇAS
Vivemos num momento mundial de incertezas, mudanças e fortes ameaças no mercado mundial. Economias historicamente dominantes no cenário mundial (como por exemplo, os EUA) começam a perder espaço para os eternos países considerados emergentes, que já possuem até uma sigla própria BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).
Os países emergentes estão investindo em novas tecnologias e abrindo seus mercados. Pode parecer estranho, mas a Índia possui na lista das 10 pessoas mais ricas do mundo, quatro pessoas bilionárias e investe pesadamente no desenvolvimento de tecnologias ligadas a área de TI (tecnologia da informação). Dos 10 homens mais ricos, 02 são dos EUA, 01 do México, 04 da Índia, 01da Suécia, 01 da Rússia e 01 da Alemanha, conforme pesquisa da revista Forbes.
A China está investindo em educação e muitos de seus alunos estão estudando nas universidades americanas. O Brasil, embora desacreditado pelo seu próprio povo, possui todo o potencial para se tornar um dos países mais desenvolvidos mundialmente. Controlada a histórica dívida externa, fruto do aumento das exportações, desvalorização da moeda americana entre outros fatores, investimentos estrangeiros serão cada vez mais constantes em nosso país. A Rússia ainda é uma aposta...
AMEAÇAS E INCERTEZAS
Fica a pergunta: Até quando o enfraquecimento econômico dos EUA afetará o mundo? Poderá ocorrer uma crise mundial?
O fato dos EUA terem sido considerados e vistos como superpotência por décadas criaram o rótulo de “donos do mundo”. O domínio mundial era visto com algo interminável e irreversível. Do outro lado, vem a