Contabilidade
2.1 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL (Falando da Disciplina Contabilidade Básica)
2.1.2 ORIGEM DA CONTABILIDADE
O surgimento da contabilidade teve início com a divulgação das idéias relativas às partidas dobradas de Luca Pacioli, na Itália no século XV, em uma época precedida por disputas na navegação marítima, enriquecimento de Gênova e Veneza, lutas de dominação dos alemães, franceses e espanhóis, e o fortalecimento dos banqueiros em Florença.
De acordo com Lopes de Sá (2006, p.11):
“Os Venezianos buscavam longe não só mercadorias, mas cultura, como ocorreu com Marco Pólo, em 1261, ao trazer do extremo oriente um rico acervo, tal como seu pai também o fizera em outras longas expedições”.
“Cinqüenta anos antes da obra de Pacioli os contadores, na Espanha, já eram delegados do Rei para fiscalizar todas as finanças da Fazenda Real, tão como para cuidar dos negócios dela, relatando o que de irregular ocorresse”. (LOPES DE SÁ, 2006, p.23).
Apesar de se saber que Luca Pacioli foi o divulgador das idéias relativas às partidas dobradas, registros históricos demonstram que em várias partes do mundo, desde os primórdios da civilização já existia a preocupação de se calcular, registrar e armazenar dados referentes à produção e o intercâmbio de mercadorias.
Assim, a evolução da ciência contábil, cuja origem é milenar, ocorreu em paralelo à evolução da humanidade e foi desenvolvida, ao longo deste período, com o intuito de servir aos interesses e a necessidade exigida por cada época. Primeiro de uma maneira rudimentar, conforme menciona Lopes de Sá (2006, p.26):
As contas, como instrumentos de registros, já haviam nascido como primeiras manifestações inteligentes do homem, mesmo antes que este tivesse inventado a escrita ou soubesse calcular, não sendo de admirar que tivessem sido preocupação o desenvolvimento das aludidas forma de “guardar memória” de forma organizada.
ABAIXO MODELO DE UMA CITAÇÃO DIRETA LONGA