Contabilidade
Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. O objetivo principal da contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade.
Escrituração contábil é o registro sistemático de quantias, datas e origens de cada receita e despesa geradas, é o conjunto de lançamentos contábeis, a escrituração contábil trata da execução de registros permanentes da entidade e das suas formalidades. Escrituração contábil consiste em registrar nos livros próprios (Diário, razão, caixa etc..) todos os fatos administrativos que ocorrem na rotina das entidades.
Livro diário é obrigatório todas as empresas devem fazer os lançamentos, encadernar e registrar em órgãos competentes.
Os registros nos livros diários são feitos em ordem cronológica observando o dia, mês e a no e os registros devem ser numerados.
Livro razão
A contabilidade exerce um papel relevante na gestão empresarial, à medida que fornece subsídios ao administrador no processo de tomada de decisões. A contabilidade serve como uma base de dados para que o administrador possa trabalhar e tomar a decisão correta sobre os rumos da empresa.
Balanço patrimonial é uma demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade em uma determinada data, neste demonstrativo deve ser evidenciada tanto para o ativo quanto para o passivo a parcela que corresponde ao circulante da empresa e ao não circulante, e é obrigatório para todos os empresários e sociedades, sua estrutura é uma consequência das partidas dobradas aonde para um ou mais crédito existirá um ou mais débito de mesmo valor.
A demonstração do