Contabilidade
É a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica.
É um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos. É um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial. Responsável por revelar, a qualquer momento, a posição e o rumo do negócio. Deve dar informações exatas, claras e precisas sobre a situação econômica da empresa.
Considerada uma ciência que analisa única e exclusivamente a ação do homem no consumo de seus bens, não tem preocupação gerencial ou mesmo patrimonial.
Inserida no ramo do conhecimento da ciência humana, a Contabilidade tem como um dos objetivos principais fornecer informações úteis aos seus usuários internos e externos, auxiliando-os no processo de Gestão. Desta forma, pode-se dizer que o “objeto” primordial desta ferramenta empresarial denominada de contabilidade é: Lucro. Bens. Direitos. Patrimônio. Dívidas.
“Órgãos Públicos”, “Instituições Financeiras”, “Administradores” e “Pessoal interno”, representam para contabilidade respectivamente: Usuário Interno, Usuário Externo, Usuário Externo e Usuário Interno. Usuário Interno, Usuário Interno, Usuário Externo e usuário Externo.
Usuário Externo, Usuário Externo, Usuário Interno e Usuário Interno.
Usuário Interno, Usuário Interno, Usuário Interno e Usuário Externo. Usuário Externo, Usuário Externo, Usuário Externo e Usuário Interno.
Quanto o assunto se refere ao profissional da Contabilidade, é importante que sejam entendidas