Contabilidade
Capítulo 1
Introdução às
Demonstrações
Contábeis
Objetivos do Estudo
Após o estudo desse capítulo você conhecerá
1. Formas de entidades existentes no Brasil
2. Os usuários das informações contábeis
3. As atividades exercidas por uma entidade
4. O conteúdo das Demonstrações Contábeis mais relevantes
5. Características qualitativas das demonstrações contábeis
Susa era uma cidade localizada na Ásia, onde atualmente seria o atual Irã. Sua posição geográfica era importante, estando situada a leste do importante rio T igre. Até ser destruída pelos assírios, essa cidade representou a capital do reino dos elamitas. Nesse local, três homens chegaram a um acordo sobre o número de cabeças existentes num rebanho.
Para garantir que o número não será esquecido e nem objeto de contestação, um deles utiliza uma porção de argila e faz um buraco. A
aparência final é um objeto do tamanho de uma bola de tênis, lembrando uma urna.
É preciso agora expressar a existência das 147 cabeças contadas. Para isso esse mesmo homem deposita um disco que irá representar cem carneiros contados.
Para representar 40 outras cabeças do rebanho o homem utiliza quatro esferas.
Para finalizar, coloca sete bastões que irão representar mais sete cabeças. Está representada a quantidade contada. Para concluir a operação é necessário fechar a urna. Isso é feito pela mesma pessoa que colocou o disco, as esferas e os bastões. Lacrando a urna isso impede a falsificação. Os objetos existentes na urna passam a apresentar o número de animais do rebanho a partir desse momento.
Esse procedimento antiquado talvez seja um dos mais antigos registros históricos da existência da cont abilidade. Os pesquisadores já sabem que esse fato ocorreu há mais de três mil anos antes de Cristo.
É impressionante que esse processo de contagem surgiu antes da existência da escrita. O que foi descrito não deixa de ser uma cont abilidade