Contabilidade
DISCIPLINA: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Tema: Panorama Mundial
Os principais conceitos que compõem o Panorama mundial da sustentabilidade ambiental, tais como ecossistemas, que são sistemas de interação indissociável entre o grupo de seres vivos (bióticos) e o grupo de seres não vivos (abióticos), na manutenção da sobrevivência, impacto do progresso sobre as mudanças climáticas , em que medida a ação do homem contribui para a transformação e a conseqüente degradação do meio ambiente.
Os principais objetivos são: compreender a importância da preservação dos ecossistemas para a manutenção de harmonia vital no planeta e identificar que tipos de ações humanas provocam mudanças climáticas e qual o seu impacto na sustentabilidade ambiental.
Nos ecossistemas as unidades naturais complexas são constituídas por dois grupos componentes: os organismos vivos(plantas, animais e microorganismos ), constituintes da isto é , do conjunto dos seres vivos , e os não ¨não vivos¨ (Abióticos),
Os dois grupos são inseparavelmente inter_relacionados.
Eugeni Odun, um dos fundadores da ciência da ecologia, define que ¨qualquer região natural que inclua organismos vivos e substância abióticas interatuando para promover uma troca de matéria entre partes vivas e não vivas e um sistema ecológico ou ecossistema ¨.
Ou seja um ecossistema caracteriza_se pela interação e pela troca entre organismo vivos e substancias não vivas. Nesses processos, são criados correntes de energia que conduzem a uma estrutura trófica, a uma diversidade biótica ou a um ciclos biogeoquímicos.
Nos ecossistemas existem dois tipos de fluxos que garantem seu funcionamento e sue equilíbrio:
1) Ciclos Biogeoquímicos : são os percursos realizados por elementos químicos essenciais à vida como nitrogênio, carbono, oxigênio nos sistemas terrestres. É por meio desses ciclos que os elementos químicos são transferidos entre organismos e