Contabilidade
Relativo ao IVA
Introdução
• Este trabalho consiste numa apresentação em PowerPoint, onde queremos explicar como são efectuadas as operações transfronteiriças, quais as suas vantagens para a economia do próprio país, bem como para os outros países. • Referenciando alguns dos tratados que existem para regulamentar as respectivas operações.
Importação entende-se como a entrada em território nacional de bens originários de países terceiros.
Exportação considera-se exportação às saídas de bens do território nacional com o destino a país ou território terceiro.
Dentro da União Europeia existem as aquisições intracomunitárias em que o valor do Iva é Liquidado no país adquirente. Esta medida é para precaver a dupla tributação. Trazendo benefícios ao sujeito passivo de modo que este não tenha que pagar as taxas aduaneiras no momento da importação. Em contrapartida…
Quando falamos em importações de países terceiros o valor de IVA é liquidado na alfândega e juntamente com o valor dos artigos paga-se as taxas aduaneiras, e outros impostos que possam derivar do transporte do bem.
A solução política comercial para a UE consiste em procurar a ligação à Europa com as principias fontes e regiões de crescimento no mundo, sobretudo através de acordos comerciais ambiciosos. Após várias análises conclui-se que para um melhor funcionamento dos comércios regionais, é necessário um acompanhamento estrutural de supervisão e regulação apropriada, para trazer benefícios financeiros e económicos.
Tratado de Roma
UE-China
CE-Canadá
CE-ASEAN
UE-EUA
Associação EUMercosul
CE-Japão
CE-Coreia
CE-India
CE-Hong-Kong
Como exemplo temos o
Acordo CE-Hong-kong
• o acordo • facilita a troca de informações e a coordenação entre as autoridades aduaneiras de Hong Kong e dos Estados-Membros da UE, dando-lhes as ferramentas de forma mais eficaz fazer cumprir normas aduaneiras, • demonstra o forte compromisso de ambos os