Contabilidade
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO nome do curso
INGRID CHIEPPE DOS SANTOS
CONTABILIDADE BASICA
Componentes Patrimoniais
Colatina-ES
2010
INGRID CHIEPPE
Contabilida Basica
Componentes Patrimoniais
Trabalho apresentado ao Curso Ciencias Contabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Basica.
Marcelo Resquetti Tarifa.
Colatina-ES
2010
INTRODUÇÃO
Quando vemos patrimônio como objeto de estudos da contabilidade percebemos muitos conceitos. Segundo Padoveze (2000, p.36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”. Então o patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade, e constitui um meio necessário para a realização dos objetivos das entidades. A administração da empresa pratica atos de natureza econômica e financeira, e produz mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresarial.
BENS
Os bens são considerados itens de riquezas, porque se são úteis é possível negociar, vender, trocar, arrendar. As coisas que não forem passíveis de avaliação e mensuração econômica não podem ser consideradas bens. Os bens são a parte do patrimônio que demanda mais controle, principalmente os bens comercializáveis, os estoques de produtos e mercadorias, pois o resultado da empresa depende de um bom sistema de controle. Quanto a forma física, os bens podem ser classificados em tangíveis e intangíveis. Tangiveis: São os bens que têm forma física, são palpáveis. Por exemplo, veículos, maquinas, equipamentos industriais, moveis, imóveis, instalações etc. Tambem chamados bens materiais. Intangiveis: São os bens que não são materiais, mas que são mensuráveis. Por exemplo,