Contabilidade
IV- CONTAS
4.1 Conceito Conta é o nome técnico que identifica um componente patrimonial (Bem, Direito, Obrigação ou Patrimônio Líquido) ou um componente de Resultado (Despesa ou Receita). Todos os acontecimentos que ocorrem diariamente na vida da empresa, responsáveis pela gestão do patrimônio – como compras, vendas, pagamentos, recebimentos etc. – são registrados pela Contabilidade em contas próprias. Assim, toda movimentação de dinheiro efetuada dentro da entidade é registrada em uma Conta denominada Caixa; os objetos comercializados pela entidade são registrados em uma conta denominada Mercadorias, e assim por diante.
4.2- CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS As contas podem ser classificadas em dois grupos: Contas Patrimoniais e Contas de Resultado (Teoria Patrimonialista). As Contas Patrimonialistas são as que representam os elementos componentes do Patrimônio. Dividem-se em Ativas (Bens e Direitos) e Passivas (Obrigações e Patrimônio Líquido). BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO
Bens
Caixa Veículos
Direitos Duplicatas a Receber Promissórias a Receber Obrigações Fornecedores Duplicatas a Pagar
Patrimônio Líquido Capital Reservas
As Contas de Resultado são as que representam as variações patrimoniais. Dividem-se em Contas de Despesas e Contas de Receitas. As Despesas caracterizam-se pelo consumo de bens e pela utilização de serviços, objetivando a obtenção de Receita. Por exemplo: a energia elétrica consumida, os materiais de limpeza consumidos (sabões, desinfetantes, vassouras, detergentes), o café consumido, os materiais de expediente consumidos (canetas, papéis, lápis, impressos etc.)