Contabilidade
O orçamento anual pode ser encarado como um modelo de planeamento da organização.
Há um envolvimento muito grande dos gestores aos diversos níveis o que proporciona criatividade e uma constante procura de objetivos e soluções que melhoram a qualidade total da empresa.
O orçamento anual constitui um modelo de planeamento financeiro, podendo, com recurso à informática, conhecerem-se de imediato os resultados e implicações de diversas soluções alternativas.
Exemplo:
Alterações nas vendas: poder-se-ão ver as consequências nos outros orçamentos operacionais, nos resultados previstos, nas necessidades de financiamento ou na situação patrimonial.
Implementação da gestão orçamental
O sistema orçamental
O manual que define o sistema orçamental pode ter uma estrutura do seguinte tipo: * Definição dos programas e orçamentos que o constituem e a sua interligação; * Procedimentos gerais da elaboração e orientações básicas prévias a definir pela direção; * Procedimentos de aprovação e execução dos orçamentos; * Órgão que coordena a elaboração do orçamento e respectivas atribuições; * Informação que deve ser enviada pelo órgão de coordenação aos centros de responsabilidade no início do processo, (dados reais do exercício anterior dos últimos meses, taxa de inflação a observar, revisão salarial a considerar); * Mapas a elaborar pelos diversos centros de responsabilidade e respectivas instruções de preenchimento, circuito, etc.; * Mapas finais de apresentação do orçamento; * Princípios a seguir no controlo do orçamento.
O orçamento tem que estar “balanceado”: As receitas previstas têm que garantir as despesas.
Implementação da gestão orçamental
Formação e informação
A gestão orçamental não deve ser encarada pelos gestores como uma forma da administração os controlar, mas, pelo contrário, como uma ajuda importante para o exercício das suas funções.
Assim, devem ser desenvolvidas ações de formação e