Contabilidade
11. Diferencia sociedade coligada de controlada.
Consideram-se sociedades coligadas quando uma participa com 10% ou mais do capital social da outra, sem controlá-la.
Já a sociedade controlada, considera-se quando a investidora, direta ou diretamente, seja titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente a preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger ou destituir a maioria dos administradores.
12. Quando o investimento é considerado relevante:
Quando o seu valor contábil em cada coligada for igual ou superior a 10% do patrimônio líquido da investidora ou quando o seu valor contábil em controladas e coligadas, for igual ou superior a 15% do patrimônio líquido da investidora.
13. Qual o investimento que não será avaliado pelo método de equivalência patrimonial?
Não será avaliado o investimento em sociedades coligadas e controladas com efetiva e clara evidência de perda de continuidade de suas operações, ou quando as sociedades coligadas e controladas estejam operando sob restrições a longo prazo que prejudiquem significamente a sua capacidade de transferir recursos para a investidora.
14. Como será realizado o cálculo do valor do investimento pelo método da equivalência patrimonial?
Será aplicado a porcentagem da participação no capital social sobre o valor do patrimônio líquido da coligada e da controlada. E subtraindo-se, do montante, os lucros não realizados e líquidos dos efeitos fiscais.
15. Explique o procedimento da investidora para determinar o valor da equivalência patrimonial.
A investidora deverá eliminar os efeitos decorrentes da diversidade de critérios contábeis, inclusive dos investimentos no exterior. Deverá também excluir o montantes correspondente às participações recíprocas. A investidora deve ainda, reconhecer os efeitos decorrentes de eventos relevantes ocorridos no período intermediário, e as classes de ações com direito preferencial de dividendo fixo, cumulativo e com diferenciação na