Contabilidade e orçamento público
CIENCIAS CONTABEIS 6º SEMESTRE 2012
RAMON ALBERTO C. FARIA RA: 1001761853
Prof.º SIDEMAR RONALDO BELOTO
ATIVIDADE COLABORATIVA
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
JACAREÍ, 09 de DEZEMBRO de 2012.
1) Quais demonstrações são mais eficientes para se apurar a situação econômica e financeira de uma entidade, seja ela pública ou privada?
A análise financeira engloba uns dados de instrumentos e métodos onde são realizados diagnósticos da empresa referente à sua situação financeira, como prognóstica sobre o seu desempenho futuramente. | “A técnica estabelecida pelos analistas financeiros consiste em estabelecer relações entre contas e agrupamentos de contas do Balanço e de Demonstração de resultados entre outras grandezas econômico-financeiros”. |
— João Carvalho das Neves[1] |
Entidades Públicas:
* Balanço Financeiro:
No Art. 103 da Lei n° 4.320/64, o Balanço Financeiro demonstrará despesas e a receita orçamentárias, bem como os títulos recebidos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, junto aos saldos em espécie proveniente do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.
* Balanço Orçamentário:
Segundo o Art. 102, da Lei n° 4.320/64, o Balanço Orçamentário mostra as receitas e a despesas previstas em confronto com as realizadas.
De acordo com Silva (2003: 348) o Balanço Orçamentário identifica as Receitas e Despesas Orçamentárias previstas em confronto com as realizadas, como previsto na Lei 4.320/64 e constitui o resultado final do sistema de informações orçamentárias existentes no Estado.
* Demonstração das Variações Patrimoniais:
Segundo Mota (2006; 380) a Demonstração das Variações Patrimoniais mostra as alterações verificadas no patrimônio, ocorridas durante o exercício financeiro, resultantes ou distinto da execução orçamentária, onde apresenta o resultado patrimonial do