Contabilidade e marketing
Alunos: Fabrício Souza, Ana Rafaela, Junyelly Dryelly, Amanda Brandão, Elaine Michely
Os custos de marketing representam um dos elementos mais importantes na estrutura de custos de muitas empresas, tanto no aspecto qualitativo quanto no quantitativo. Neste trabalho, tem-se como objetivo analisar esses custos e determinar a inter-relação existente entre a função contábil e a de marketing, visando conhecer: os sistemas de controle que regulam a função de marketing das empresas associadas ao Instituto Tecnológico Agroalimentar (Instituto Tecnológico Agroalimentario — AINIA), que faz parte do Instituto da Média e Pequena Indústria Valenciana (Instituto de la Mediana y Pequeña Industria Valenciana — IMPIVA); as características organizacionais que favorecem a adoção de técnicas de controle para a relação contabilidade-marketing; e se a informação contábil é utilizada pelo departamento de marketing na tomada de decisões. Efetua-se, também, uma comparação entre os resultados obtidos na pesquisa e os de outros trabalhos empíricos. Por fim, compara-se a utilização de técnicas e ferramentas contábeis, matemático-científicas e de análise e planejamento de mercado com o bom desempenho das empresas, a orientação que elas seguem e os resultados (lucros) obtidos.
As constantes mudanças no mercado de trabalho influenciam os esforços de adequação na profissão contábil, necessária para os profissionais que trabalham em empresas, e para os sócios dos escritórios de Contabilidade. Uma possibilidade de melhoria é o aprimoramento técnico e profissional por meio da educação continuada e estudo em áreas específicas, tais como ética, auditoria, perícia, tributária e assessoria empresarial.
Outra possibilidade usada em outras profissões, e pouco explorada pela área contábil no Brasil é o Marketing, que possibilita divulgar a profissão de forma ética, e ressaltar a importância e a necessidade da Contabilidade para o