Contabilidade e Finanças
CEP: 88040-910 – Florianópolis – Santa Catarina
Centro Sócio Econômico
Departamento de Ciências Contábeis
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
Curso de Graduação em Ciências Contábeis – EaD
Aluno: Airton José Piovesan (09407000)
Data de entrega: 28/10/2012
Pólo: Tapejara/RS.
Professores: Elisete Dahmer Pfitscher e Irineu Afonso Frey
ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM – 5
1) Quais as fases do orçamento empresarial e como elas se relacionam entre si?
O controle orçamentário é composto por três fases: Previsão Orçamentária, Orçamento e
Controle.
Na fase Provisão Orçamentária, são definidos os gastos, as receitas e os novos investimentos para a execução dos trabalhos.
Na segunda fase, a do Orçamento, A elaboração do orçamento envolve todos os setores da empresa quanto aos objetivos e metas definidas.
Na terceira fase, a do Controle, uma das suas funções é garantir que as metas sejam alcançadas e os desvios corrigidos. Nesta fase é feito um acompanhamento do orçamento dando suporte para a tomada de decisão das análises do previsto com o realisado. 2) Qual a importância da construção de cenários para a elaboração do orçamento? Segundo Padovese, 2006, p. 238, a construção de cenários é uma etapa que sucede a leitura do ambiente. Enquanto a leitura do ambiente tem um caráter de maior permanência, já que não existe necessidade de que ela seja feita periodicamente, a construção de cenários deve ser feita para o exercício em questão, se for necessário, e para o próximo exercício, necessariamente, ou no Maximo, para dois próximos exercícios. O objetivo da construção de cenários e fundamentar as premissas orçamentárias. A construção de cenários permite a administração e aos membros do comitê orçamentário indicar aos demais níveis hierárquicos os rumos que a empresa devera seguir. 3) Por que a organização deve dedicar atenção especial à análise das variações orçamentárias?
A organização deve