Contabilidade e administração
Contadores e administradores são dirigentes por natureza, porém com o elevado nível de especialização dos departamentos das organizações eles necessitarão de uma formação mais consistente e completa.
A capacidade gerencial exige que o profissional tenha espírito de liderança, habilidade de analisar e decompor problemas, superar dificuldades, ficar atento para incertezas e riscos e possuir grande capacidade de negociação entre interesses diversos. (MOTTA, 1991, p.27).
Entretanto tem que se tomar cuidado para não ter somente uma visão técnica, sendo necessária uma formação mais ampla na busca de novos conhecimentos e experiências para complementar a realidade em que esses profissionais estejam inseridos. Esses conhecimentos poderão ser adquiridos através de leituras, conversas, debates, atividades culturais, seminários, convívio com outros profissionais e no cotidiano das organizações. (MOTTA, 1991, p.28).
Gerenciar e agir são palavras interdependentes, uma é complemento da outra, portanto não basta somente ter conhecimento de administração e contabilidade é necessário um comportamento adequado, de autonomia, segurança e pro - atividade. “O aprendizado gerencial deve constituir parte importante do desenvolvimento pessoal.” (MOTTA, 1991, p.30).
VANESSA COLOCAR SUA PARTE
4.2 A interlocução do administrador e do contador
O Administrador deve ser preparado pra interpretar e organizar as informações que a Contabilidade produz. Essas informações representam uma fonte de indicadores econômicos, financeiros e administrativos de uma organização e serão úteis na tomada de decisão. (A CONTABILIDADE na Administração de Empresas, acesso em: 13 maio 2012).
Portanto é necessário que o administrador faça uma interpretação eficaz dos relatórios contábeis para traçar um planejamento eficiente e um controle eficaz. (A CONTABILIDADE na Administração de Empresas, acesso em: 13 maio 2012).
O Planejamento é a