Contabilidade B Sica Patrimonio
Prof. Ms. Raimundo Nonato
OBJETO E FINALIDADE
OBJETO
O objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades.
FINALIDADE
Controle – é o acompanhamento das atividades da organização.
Planejamento – é o conjunto de linhas de ação e a maneira de executá-las para alcance dos objetivos.
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
A observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade.
PRINCÍPIO DA ENTIDADE – reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE
A continuidade ou não da entidade, bem como sua vida estabelecida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas. Quando se faz contabilidade de uma entidade, parte-se do pressuposto de que a mesma continuará existindo por tempo indeterminado.
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE
Refere-se simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro das mutações patrimoniais, determinando que este seja feito no tempo certo e com a extensão correta.
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR
ORIGINAL
Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurem agregações ou decomposições no interior da entidade.
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
PRINCÍPIO DA ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA
Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros
contábeis