Contabilidade tributária
INTRODUÇÃO........................................................................................02
ETAPA I...................................................................................................03
ETAPA II..................................................................................................07
BIBLIOGRAFIA.......................................................................................14
INTRODUÇÃO
Existem muitas diferenças entre tributo, imposto, taxa, contribuições, empréstimo compulsório e contribuição de melhoria.
Percebemos, depois de anos que muitas vezes, falta o conhecimento introdutório sobre determinado assunto, principalmente na área tributária. Na correria do dia a dia, as pessoas aprendem tributação pelo meio ou fim, e, consequentemente ficam sem base para entender determinadas situações mais avançadas.
Diante desse cenário, os profissionais às vezes até conhecem uma ou outra espécie de tributo, mas superficialmente, porém não sabem diferenciar bem. Vejo isso em diversas situações cotidianas, como: nas aulas, nas revistas, na fila do banco, até jornalistas e profissionais da área confundem os tributos.
Logo, surgem vários questionamentos: Qual a diferença de tributo para imposto? Tributo é imposto? E demais perguntas similares.
Até mesmo, afirmações erradas, como: Os impostos estão altos (referindo-se a pedágio ou Contribuição para Iluminação Pública).
ETAPA I – INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
TOPICO 01
HISTÓRIA DOS TRIBUTOS NO BRASIL Durante o período pré-colonial a principal preocupação de Portugal resumiu-se em manter a posse das terras. Nesse período a principal atividade econômica era a extração do pau-brasil, da qual era cobrado o primeiro tributo pago no Brasil o QUINTO (quinta parte do produto da venda da madeira).
Demonstração de resultado de um lote de “pau-brasil” RENDA BRUTA | 40.000,00 | | (-)CUSTO NO BRASIL | | 10.000,00 | (-)DESPESA TRANSPORTE P/