contabilidade tributaria
Passo 1 (Individual)
1. Fazer a leitura dos capítulos 1, 2 e 3 do Livro-Texto da disciplina (identificado ao final desta ATPS).
2. Ler o texto a seguir indicado: A evolução do sistema tributário brasileiro ao longo do século: anotações e reflexões para futuras reformas. Disponível em:
. Acesso em: 26 maio 2013.
O Sistema Tributário Nacional pode ser interpretado por um complexo sendo formado pelos tributos de em um país e os princípios e normas que os regem previstos na Constituição Federal, resumindo é um sistema parcial dentro de um sistema jurídico global, formado por um conjunto unitário e ordenado de normas subordinadas aos princípios fundamentais.
Passo 2 (Individual)
Ler o texto indicado: Dicas de Economia Tributária - Pessoa Física. Disponível em:
. Acesso em: 26 maio 2013. Deduções para a fonte pagadora para não sofrer retenção excessiva do imposto pago na fonte, pode ser apresentado os seguintes documentos e dados, onde constituem-se deduções da base de cálculo:
Declaração de dependentes, por escrito.
O INSS retido deduz da base de cálculo, tanto para o autônomo quando para o assalariado.
Contribuição de previdência privada, para os assalariados e dirigentes de empresa, desde que o valor seja encargo da pessoa física, no limite de 12% da renda tributável do contribuinte.
Pensão alimentícia judicial, quando a fonte pagadora tiver a obrigação de reter.
Deduções de despesas profissionais para os profissionais liberais as despesas passíveis a dedução no livro caixa são as despesas decorrentes de tais atividades. Sendo assim que o recolhimento do imposto mensal pode ser minimizado, pois a base de cálculo compreenderá as receitas auferidas na atividade profissional menos as despesas escrituradas em livro caixa (como luz, água, telefone, aluguel, salários e encargos pagos aos empregados, etc.)
Deduções anuais no decorrer do ano para fins de dedução do imposto de renda podem ser guardadas documentos como: